Pular para o conteúdo principal

ConJur: Agenda de seminários jurídicos na internet

 Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

13.09.2021 a 16.09.2021


19h — Temas relevantes do processo de conhecimento — A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) promove evento cujo objetivo é  abordar temas relevantes do processo de conhecimento, com ênfase nos seus aspectos atuais e práticos, buscando o aprimoramento do profissional ou do estudante de Direito. Clique aqui para acompanhar. 

13/9
9h — Inovação e Poder Judiciário — O Observatório de Pesquisas Bryant Garth da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove um ciclo de palestras nacionais e internacionais sobre o tema. Clique aqui para se inscrever. 

10h — A competência normativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — Participam do seminário promovido pelo IREE o superintendente geral da CVM, Alexandre Pinheiro; o juiz federal Paulo Bonfadini; a diretora jurídica e de compliance na Vinci Partners, Julya Wellisch; o advogado e ex-presidente da Ajufe Fernando Mendes; oo presidente do IREE Mercado, Henrique Machado; e o presidente do IREE, Walfrido Warde. Clique aqui para acompanhar.

17h — O direito achado na rua: introdução crítica ao direito como liberdade — Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Jose Geraldo de Sousa Junior, membro benemérito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), lançará o livro em evento promovido pelo IAB.  Dentre os advogados e acadêmicos que participarão dos debates, após a apresentação da obra pelo autor, está a representante institucional do IAB no Rio Grande do Sul, Carmela Grüne. O seminário "Saindo do Prelo" será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Os debates serão mediados pela diretora de Biblioteca, Marcia DinisClique aqui para acompanhar. 

18h — Lançamento do livro "25 anos da Lei Kandir: questões controversas do ICMS" — Obra será apresentada em uma live promovida pela ABDF e ABRADT. O livro foi editado pela Arraes Editora e foi coordenado pelos professores Daniel DixJuselder da Mata e Valter Lobato. A obra pretendeu reunir grandes estudiosos do Direito Tributário que se dedicam ao estudo do ICMS e à tributação indireta em geral e possuem notável coragem e afinco para o desenvolvimento e enfrentamento de temas que geraram discussões durante esse um quarto se século. Clique aqui para acompanhar. 

20h — Aspectos práticos do plano alternativo — Ana Carolina Monteiro, head de reestruturação e insolvência do Kincaid Mendes Vianna Advogados, é uma das palestrantes do webinar que também contará com a presença do juiz da 2ª Vara de Recuperação e Falência da Capital de São Paulo, Paulo Furtado, e das advogadas Andrea Greco e Livia GavioliClique aqui para acompanhar. 


14.09.2021 e 16.09.2021


19h — Crise política e cenário econômico pós 7 de Setembro — Após o presidente Jair Bolsonaro elevar o tom com seus discursos nos atos ocorridos no feriado de 7 de Setembro, diversos especialistas se reunirão em um debate para discutir a crise política e os rumos da economia no Brasil. Os debates são organizados pelo escritório Crivelli Advogados, sob o comando do advogado Ericson Crivelli, consultor da OIT no Brasil e especialista em direito do trabalho e direito público internacional. Participam do evento os economistas Luiz Gonzaga BeluzzoJoão Feres Jr. e Carolina de PaulaClique aqui se inscrever no evento do dia 14. Clique aqui para se inscrever no evento do dia 16.

14/9


9h — Como assegurar investimentos chineses no Brasil — Evento promovido pelo IREE — em parceria com o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China (CCPIT) e com os escritórios Warde Advogados e Kobre & Kim — vai debater o ambiente de negócios da China e das empresas chinesas no Brasil. Guo Yinghui, representante chefe da CCPIT Brasil, abrirá a live, que terá palestras de John Han, sócio do Kobre & Kim, Fernando Mendes, ex-presidente da Ajufe e sócio do Warde Advogados, e Nina D’Ottaviano, vice-executiva jurídica do China Construction Bank no Brasil. Os debates serão moderados por Carolina Leung, associada do Kobre & Kim, e Walfrido Warde, presidente do IREE. Clique aqui para acompanhar.

10h — Challenges of modern regulation — Os desafios da regulação moderna — A FGV Direito Rio promove encontro que contará com a presença do professor Jean Tirole (Universidade de Toulouse), vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2014. No início dos trabalhos, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, fará, ao lado do ministro Luiz Fux, presidente do STF, as saudações ao professor Tirole. O presidente da Febraban, Isaac Sidney, e o diretor da FGV Direito Rio, professor Sérgio Guerra, também participarão da mesa de abertura do evento. Clique aqui para se inscrever. 

16h — Positivismo jurídico — O advogado Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, membro da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), fará palestra sobre o tema. O evento integra o Ciclo de Palestras de Filosofia do Direito e será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e pelo presidente da comissão, André Fontes, desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A vice-presidente da comissão, Maria Lúcia Gyrão, e Francisco Amaral, membro da comissão, participarão dos debates. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Governança 4.0 — A Russel Bedford Brasil promove live com a participação de Carlos Rocha Veloso, coordenador geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e será promovida pela Associação Catarinense de Tecnologia. Clique aqui para acompanhar. 

17.09.2021


14h — Professor Guilherme Peña será homenageado pela Emerj — Em reconhecimento pelo seu trabalho, principalmente como professor, e por todo o conhecimento partilhado nos seus mais de 20 anos de carreira acadêmica, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro homenageia o promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola. Clique aqui para acompanhar.  

23.09.2021


19h — Novidades Justiças Federal e Trabalhista — Evento promovido pela Data Lawyer terá a participação do CEO da entidade, Caio Santos, e o assistente jurídico Gabriel MarconiClique aqui para se inscrever.

21.09.2021 a 23.09.2021


8h — 18ª edição do CertForum — O evento tem como objetivo apresentar e debater a utilização de certificados digitais padrão ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços a empresas e cidadãos, propondo discutir a importância da certificação digital na modernização da administração pública federal, estadual e municipal, principalmente no que se refere à simplificação de processos, redução de custos e melhoria da segurança do tráfego da informação na rede. 


Clique Aqui para se inscrever. 


Fonte: Consultor Jurídico (Conjur)

13.09.2021


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça Militar pode decretar perda de posto e patente por qualquer tipo de crime

A Justiça Militar, onde houver, ou o Tribunal de Justiça são competentes para decidir sobre a perda do posto e da patente ou da graduação da praça militar em casos de oficiais com sentença condenatória, independentemente da natureza do crime cometido.  O entendimento é do Supremo Tribunal Federal. O julgamento do plenário virtual, que tem repercussão geral reconhecida (Tema 1.200) ocorreu de 16 a 23 de junho. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi acompanhado por todos os demais integrantes da corte.  "Nada obsta ao Tribunal de Justiça Militar Estadual, após o trânsito em julgado da ação penal condenatória e por meio de procedimento específico, que examine a conduta do militar e declare a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças como sanção secundária decorrente da condenação à luz do sistema de valores e do código de ética militares", disse Alexandre em seu voto.  O tribunal fixou a seguinte tese: 1) A perda da graduação da praça pode

STJ vai reanalisar posição sobre salvo-conduto para produzir óleo de maconha

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai se debruçar sobre a necessidade de alterar a  recente posição  das turmas criminais da corte que tem assegurado a pessoas enfermas a possibilidade de plantar maconha e produzir óleo canabidiol em suas próprias casas. Essa posição foi construída pelo tribunal ao longo do ano passado. Em junho, a  6ª Turma  abriu as portas para a concessão de salvo-conduto em favor de pacientes que, em tese, poderiam ser processados por tráfico de drogas. A 5ª Turma  unificou a jurisprudência  em novembro. Em sessão da 5ª Turma nesta terça-feira (20/6), o ministro Messod Azulay, que não participou da formação desses precedentes porque só tomou posse no cargo em dezembro de 2022, propôs uma revisão da posição para tornar inviável a concessão de salvo-conduto. A proposta foi acompanhada pelo desembargador João Batista Moreira, que também não integrava o colegiado até fevereiro deste ano, quando foi convocado junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região para

Goiânia: Anulação de Casamento - Esposa Grávida e Marido Virgem!!

Marido virgem anula casamento com a mulher grávida A juíza Sirlei Martins da Costa, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, julgou procedente o pedido de anulação de casamento realizado por um rapaz recém-casado. O autor da ação alega que, embora não mantivesse relações sexuais com a então noiva, descobriu, durante a lua-de-mel, que a esposa estava grávida. Citada na ação, a esposa contestou a alegação do marido. Durante a audiência, porém, reconheceu os fatos, dizendo que, durante o namoro, era seguidora de uma igreja evangélica. Disse que, com base em sua crença religiosa, convenceu o noivo de que não podia manter relações com ele antes do casamento. Ainda de acordo com a mulher, ela casou-se grávida, mas só descobriu a gravidez durante a lua-de-mel, e assumiu que o marido não podia ser o pai. Para a juíza, o depoimento pessoal da mulher é prova da existência de um dos requisitos para a anulação do casamento. A juíza determinou a expedição de documentos necessários para que